Com o mercado cada vez mais competitivo, para reter talentos não basta apenas o
combo tradicional de remuneração mais pacote de benefícios. Atentas a esse cenário,
as empresas estão investindo em cursos e treinamentos para qualificar e melhorar o
desempenho de sua equipe.
Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2016, produzido pela Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD, em 2016 houve um aumento de
24% em relação ao ano anterior no investimento das empresas em treinamento e
desenvolvimento dos seus colaboradores. Em 2017, este permaneceu estável e a
média de investimento foi de R$ 788,00 por colaborador.
Independentemente do tamanho e segmento, em toda empresa existe algo que pode
ser melhorado. Para manter-se atualizada no mercado, a empresa pode criar cursos in
company, que vem conquistando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Estes
são produzidos e conduzidos especialistas (que podem ser da própria empresa ou de
uma empresa contratada), de forma personalizada aos desejos da empresa.
Curso in company – razões para investir
Sabemos que por melhor que seja a formação acadêmica e o currículo de um
profissional, não necessariamente este vai estar completamente pronto para atuar em
uma empresa. Assim, as empresas estão desenvolvendo seus próprios sistemas de
capacitação, trazendo os cursos e treinamentos para dentro.
A possibilidade de customização dos treinamentos é, portanto, um grande diferencial
dos cursos in company. Estes podem ser aplicados para a empresa inteira ou apenas
para setores específicos; não existem regras que limitem seu conteúdo.
Além disso, podemos destacar as seguintes vantagens:
Otimização do tempo
Com tantos afazeres do dia a dia e com o volume crescente de informações nos mais
diversos canais e formatos, fica difícil ter tempo para ler todos livros, newsletters,
notícias que podem estar relacionados com o trabalho. Um curso in company pode
sintetizar e compartilhar conteúdos relevantes, de forma prática.
Há também a flexibilidade em relação a datas e horários. Fica a critério da empresa,
escolher os horários para realização dos cursos, dentro ou fora do expediente de
trabalho.
Integração dos colaboradores
Muitas vezes, os colaboradores ficam tão imersos em suas atividades que acabam se
isolando ou mantendo contato apenas com as pessoas da sua própria área. Os
treinamentos in company são uma oportunidade de encontro, de aproximação e troca
de conhecimentos entre funcionários.
Redução de custos
Como em muitos casos os treinamentos são realizados na própria empresa, não há
despesas em relação ao aluguel do espaço para sua realização. Além disso, em geral,
os cursos in company são realizados em pacotes, reduzindo o valor por participante.
Conteúdo específico
Ao optar por um curso in company, as empresas podem definir o conteúdo de acordo
com o perfil e objetivos dos participantes. Este pode trazer discussões sobre situações
reais do dia a dia da empresa. Desta forma, os colaboradores não só assimilam as
informações com mais facilidade como conseguem enxergar sua aplicação na prática.
Dependendo da duração do curso, é possível até tirar as dúvidas que surgem na rotina.
Os conteúdos do curso in company devem ser elaborados com o objetivo de
aperfeiçoar e qualificar as atividades diárias dos colaboradores. Assim, estes poderão
aplicar o conhecimento obtido em suas funções rotineiras.
Sobre o formato, duração e local, cabe à empresa definir o que melhor atende às suas
necessidades e disponibilidade de recursos. Os encontros presenciais podem ser
complementados com conteúdos online, por exemplo.
Por fim, é recomendável definir formas de mensurar a efetividade dos treinamentos; o
que foi aprendido, o que pode ser melhorado daqui para frente, etc. Como o conteúdo
do curso in company é dedicado principalmente para as ações diárias dos
colaboradores, medir seu sucesso não deverá ser algo complicado.
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