top of page
Buscar

Lifelong Learning – Aprender Por Toda a Vida – O RH Como Guardião Deste Processo

A capacidade de aprendizagem ao longo da vida, ou lifelong learning, está se destacando entre as habilidades desejadas para os profissionais. As organizações tendem a se beneficiar deste movimento de diversas formas. Uma das mais visíveis é o aumento do engajamento dos funcionários.


Os dias em que os funcionários permaneciam em uma mesma empresa por muitos anos ficaram para trás. No entanto, ao incentivar a aprendizagem contínua, os profissionais podem sentir que a empresa os está ajudando a desenvolver sua empregabilidade e consequentemente reforçar seu comprometimento.


Alguns funcionários, no entanto, podem relutar em mudar e aprimorar seus conhecimentos, preferindo a zona de conforto. O RH precisa atuar como um parceiro de negócios estratégico e criar a conscientização sobre a importância de melhorar a qualificação.


Como o RH pode atuar


Os profissionais de RH podem atuar como coachings de aprendizagem, ajudando os demais colaboradores a alcançar mais eficácia neste processo. Mesmo que os recursos de desenvolvimento profissional da empresa sejam limitados, a aprendizagem deve ser estimulada no local de trabalho.


Pode-se oferecer aos funcionários oportunidades de aprender sobre uma ampla gama de tópicos e conteúdos que sejam complementares às funções desempenhadas. Por exemplo, apresentar aos profissionais de vendas, noções básicas de finanças corporativas. Juntos, é possível identificar como o colaborador prefere estudar e como pode assimilar mais conhecimentos.


A evolução da tecnologia ajuda a tornar o aprendizado mais produtivo. O panorama educacional de hoje está cheio de oportunidades para acessar conteúdo, conhecimento e informação. Conteúdo gratuito e de qualidade pode estar disponível na internet para pessoas dispostas a se comprometer com o autodesenvolvimento. Depois que os profissionais decidem o que funciona melhor, eles podem decidir o que aprender, quando aprender e como aprender. Informal ou formal, individual ou em grupo, presencial ou online, as possibilidades são inúmeras.


A aprendizagem contínua pode ser encarada como uma mentalidade, uma atitude em relação à vida e ao trabalho, parte de uma identidade profissional. Algumas pessoas já trazem consigo esta mentalidade e outras precisam de ajuda para chegar lá. Consistência no engajamento, definição de objetivos e reconhecimento de marcos relacionados a treinamento e desenvolvimento são fundamentais para que o RH consiga disseminar este conceito pela empresa.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page