Buscar

Feliz dia do psicólogo em qualquer possibilidade de atuação!


Dentre as diversas áreas que o psicólogo pode atuar, está a organizacional, um trabalho que exige sensibilidade, escuta ativa e coragem. Coragem para muitas vezes discordar, ensinar, aprender sobre pessoas e desconstruir muitas verdades. Embora pouco se fale da atuação do psicólogo nas organizações, para nós que atuamos diariamente nesta área, sabemos da importância e responsabilidade do nosso papel, atuar dentro de uma empresa implica em estar atento ao que acontece com as pessoas e com as relações, exige uma atuação muitas vezes investigativa, outras até intervenções que não são esperadas ou bem-vindas, o que fortalece a verdade de que é absolutamente necessária a presença de psicólogos nas empresas.

É muito comum ouvirmos que existe um crescente aumento dos quadros depressivos e de ansiedade na população, ao conversarmos com nossos colegas que atuam em consultórios temos a confirmação que um dos maiores precursores destes quadros é o trabalho. Não é difícil entender o porquê, afinal, se trabalho não faz parte da essência humana, no mínimo faz parte absolutamente da sociedade que compartilhamos hoje e se tornou essencial, então por que não olharmos para este campo como necessário de cuidado e de suporte psicossocial? E aí, com certeza se faz necessário o profissional de psicologia organizacional, alguém que vai apoiar e muitas vezes orientar outros profissionais em suas angústias, em buscar ajuda profissional quando necessário, intermediar conflitos, criar políticas e processos que olhem para os dois lados, buscando soluções que sejam justas e humanas. Como em qualquer profissão, somos exigidos por habilidades que não aprendemos na faculdade, somos desafiados a ser criativos, a fazer mais com menos, a trazer soluções para questões que muitas vezes nem depende*m* da gente e sim da nossa influência e persuasão. Não é fácil, é um trabalho de persistência, construção e entrega, e embora nos traga em alguns momentos frustrações, garanto que quando feito com dedicação, respeito e vontade de fazer o melhor pode ser absolutamente gratificante. Cada pessoa feliz por um novo trabalho, desafio, aprendizado, uma relação de trabalho mais fortalecida, com significado, um ambiente mais respeitoso que ajudamos a construir, uma valoração do ser humano independente da posição que ocupa, de sua etnia, gênero, orientação sexual nos deixa orgulhosos e com a certeza de que estamos cumprindo nosso papel e nos impulsiona a não desistir e acreditar que lá também é o nosso lugar.


#Por uma psicologia que ocupe todos os espaços!

#Por mais psicólogos nas organizações!


Feliz dia do Psicólogo.


Para saber mais sobre a Psicologia Organizacional, entre em contato com os nossos especialistas: contato@estacao4.com.br ou acesse o nosso site: www.estacao4.com.br

16 visualizações
botao-whatsapp-no-seu-site-mercadobinari