Buscar

Recrutamento e Seleção: O que levar em consideração na hora de contratar um profissional?

Atualizado: Fev 11

As empresas que desejam crescer de maneira sustentável sabem que isso só pode ser alcançado com uma boa combinação de colaboradores e para tanto, o processo de recrutamento e seleção é de extrema importância. Muito se fala em como o candidato deve se preparar para conseguir um novo emprego: como montar o currículo, como pesquisar sobre a empresa, o que perguntar, o que esperar da entrevista etc. No entanto, é importante ter em mente que a empresa também deve se preparar para contratar um novo colaborador: seja para substituir um antigo funcionário, seja para preencher uma nova posição, o processo de recrutamento e seleção requer alguns cuidados.


Muitas vezes a empresa decide que uma posição precisa ser preenchida com urgência e acaba negligenciando a etapa de planejamento. Pular esta etapa é uma escolha arriscada, pois esta é fundamental para se evitar equívocos. Reserve um tempo para pensar com atenção na descrição da vaga, no perfil do candidato, nas expectativas para o futuro da posição, nas etapas do processo.


Critérios de seleção como habilidades e experiência são importantes, mas podem não ser suficientes.


A maneira com que uma empresa contrata pode indicar se o candidato se tornará um ativo para a empresa ou um passivo. Uma contratação acertada traz ganhos não apenas em produtividade, mas também para o clima e para a imagem da empresa. Seu processo de recrutamento e seleção deve ser assertivo e pensando nisso, consideramos que três aspectos importantes devem ser considerados:


· Competência: este ainda é o primeiro fator a considerar. O potencial funcionário tem as habilidades, experiência e formação necessárias para realizar com êxito as atividades demandadas? Adicionalmente, tem potencial de crescimento e capacidade e vontade de assumir mais responsabilidades?


· Compatibilidade: todo negócio tem uma cultura ou uma forma como as pessoas se comportam e interagem entre si. A cultura baseia-se em valores, expectativas, políticas e procedimentos que influenciam o comportamento dos gestores e funcionários. O candidato em questão pode se adaptar à empresa, se relacionar bem com colegas, clientes e parceiros existentes e potenciais?


· Comprometimento: o candidato se mostra disposto a se desenvolver na empresa? Ou parece estar apenas de passagem, sempre procurando algo melhor?


Não custa reforçar que seus colaboradores são os seus recursos mais valiosos. Dedicar tempo e atenção para o processo de recrutamento e seleção fará seu time mais forte, e sua empresa só tende a ganhar.



Imagens freepik

167 visualizações
botao-whatsapp-no-seu-site-mercadobinari