Recrutamento e Seleção: Perguntas que não podem faltar em um processo seletivo
- Aparecida Silva
- 30 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2020
Já escrevemos aqui no blog sobre como contratar errado pode sair caro para a empresa. Selecionar candidatos corretamente é peça fundamental para o bom funcionamento da organização. Para isto, é preciso ter uma prática de recrutamento e seleção eficaz e a etapa de entrevistas é a estrela deste processo.
Uma entrevista de emprego bem-feita permite ao entrevistador avaliar características e habilidades pessoais, analisar diferentes perfis profissionais e definir se aquele candidato tem afinidade com a empresa e é o mais adequado para a posição. É importante saber o que perguntar e para quê e pode-se ir além das perguntas tradicionais como “o que te atrai nesta posição” e “por que você acredita que é a pessoa indicada para este trabalho?”.
Não existe uma receita pronta para que uma entrevista seja bem-sucedida, mas selecionamos alguns exemplos de perguntas que podem servir de inspiração para sua próxima entrevista, assim como o que se pode esperar como respostas:
1) “Quais as metas mais difíceis que você já recebeu e o que você fez para realiza-las?"
Esta pergunta é interessante caso a posição em questão demande alguém que lide bem com metas e resultados – posições gerenciais, por exemplo. Você poderá avaliar se o candidato é capaz de compreender as metas e buscar os resultados que você estabeleceu.
2) "Fale sobre as relações que você teve com seus colegas de trabalho. Como você descreveria os melhores? E os piores?"
Cada equipe é diferente, então essa pergunta ajuda a revelar se o candidato será feliz, produtivo e adaptável à sua equipe. Suas respostas mostrarão como ele/ela interage com outras pessoas, e que tipos de interações espera que ocorra.
3) "O que você considera sua conquista mais significativa na carreira até agora?”
A respostas do candidato vão mostrar seu senso de propriedade, mas também se dão crédito a outras pessoas.
4) “O que você gostaria de fazer todos os dias da sua vida em seu trabalho?”
Embora seja importante contratar pela habilidade da pessoa, também é importante selecionar alguém que provavelmente será feliz nessa posição. Uma pergunta como essa pode ajudar a revelar o que deixa cada candidato feliz no trabalho.
5) "Qual foi a decisão mais difícil que você já teve que tomar?”
Esta pergunta não precisa estar restrita a trabalho e é uma ótima forma de descobrir como um candidato aborda a tomada de decisão. Ele/ela foi rápido/a para tomar essa grande decisão? Consultou outras pessoas? Como foi o processo?
Você também tem uma lista de perguntas que não podem faltar em um processo de recrutamento e seleção? Escreva no espaço para comentários abaixo!

Imagem Freepik
Comments