top of page
Buscar

Recrutamento e Seleção: Quanto Custa Contratar Errado?

Atualizado: 14 de out. de 2020

Quem já passou pela experiência de contratar um funcionário sabe que identificar, avaliar e escolher o candidato ideal não é tarefa simples. O sucesso da contratação depende de um processo de contratação bem planejado e executado e quando isto não acontece, a empresa sofre com os impactos negativos.


Uma pesquisa da revista Harvard Business Review publicada em 2016 identificou que 80% da rotatividade nas empresas se deve a contratações equivocadas. Ainda, segundo a revista, uma contratação errada pode custar um terço do salário anual do profissional escolhido. Esses dados se referem ao mercado norte-americano, mas acreditamos que a realidade nacional não seja muito diferente.


O cálculo deste custo deve incluir não apenas salários, encargos e benefícios, mas todo o investimento no processo de recrutamento e seleção. Algumas empresas podem optar por realizar o processo seletivo internamente ao invés de contratar um parceiro justamente para economizar. No entanto, ainda assim é preciso considerar o tempo da equipe dedicado à seleção de currículos, telefonemas e entrevistas. E não para por aí: ainda precisamos incluir o tempo do gestor dedicado a treinar e orientar o novo funcionário, oportunidades perdidas e gastos potenciais com ações trabalhistas.


Os impactos negativos não são apenas financeiros


Embora a perda financeira seja mais tangível, uma contratação equivocada traz também impactos negativos no clima e na produtividade da empresa. A mesma pesquisa citada acima elencou os principais problemas causados por contratações malsucedidas:


· Entregas com baixa qualidade

· Não cumprimento de prazos

· Problemas de relacionamento com colegas e/ou gestores

· Absenteísmo

· Reclamações de clientes


E por que ainda hoje as empresas continuam contratando errado?


A resposta mais apresentada é: urgência em preencher as posições. Ao correr contra o tempo, recrutadores acabam não planejando seus processos de recrutamento e seleção, não envolvem as pessoas corretas, pulam etapas, não validam informações.


A boa notícia é que estes problemas podem ser evitados.


Confira nosso artigo Recrutamento e seleção: o que levar em consideração na hora de contratar um profissional? (http://bit.ly/39nB3qr) e para saber mais sobre nossa assessoria em recrutamento e seleção, entre em contato com nossos especialistas através deste link: http://bit.ly/35CM5Gb




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page