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Inteligência Emocional

Atualizado: 14 de out. de 2020






O que é inteligência emocional e como identifica-la em recrutamento e seleção.


A inteligência emocional pode ser descrita como a forma como gerimos, controlamos e

direcionamos as nossas emoções e como lidamos com as emoções dos outros.

Pessoas que possuem alta inteligência emocional tendem a ser mais flexíveis,

confiantes e assertivas.


Estas características podem ser bem valiosas para um candidato a uma vaga de

emprego, porém nem sempre as pessoas conseguem demonstra-las com facilidade

em um processo seletivo, em função do nervosismo. Em situações como entrevistas,

pode ser que a inteligência emocional seja ofuscada pela ansiedade, o que pode

ocasionar na perda de um potencial talento, por exemplo. Portanto, é crucial que o

recrutador consiga extrair informações importantes do candidato.


Felizmente, existem maneiras de conseguir revelar a inteligência emocional de um

candidato e descobrir se ele tem ou não as características que você busca.






Perguntas que podem ajudar o entrevistador a identificar inteligência emocional.


Em uma entrevista, fazer as perguntas certas pode fazer a diferença para que o

recrutador perceba a inteligência emocional de um candidato. Veja abaixo alguns

exemplos:


 Fale-me sobre de uma situação desagradável que tenha ocorrido em seu

trabalho e como você lidou com ela;


 Alguma vez você precisou pedir ajuda para conseguir concluir uma tarefa?

Conte-me como foi e como se sentiu;


 Você já teve que lidar com uma pessoa difícil no trabalho? O que fez para

construir uma relação com esta pessoa? Como se saiu?


 Em sua opinião, quais seriam os valores da empresa ideal para se trabalhar?


 Que características pessoais inspiram você?


As respostas do candidato podem dar ao entrevistador uma ideia do nível de

autoconhecimento do candidato, dos seus valores e padrões comportamentais.

Ainda que as habilidades técnicas sejam essenciais para o bom desempenho de um

colaborador, é preciso que gestores tenham em mente o poder da inteligência

emocional para o crescimento profissional. As empresas que valorizam também a

inteligência emocional conseguem o equilíbrio entre emoção e razão e percebem que


os sentimentos e habilidades humanas também são alavancas para o bom

desempenho da empresa.

Por Aparecida Silva - Sócia Fundadora Estação4 Consultoria em RH.

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