Inteligência Emocional
- Aparecida Silva
- 11 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de out. de 2020

O que é inteligência emocional e como identifica-la em recrutamento e seleção.
A inteligência emocional pode ser descrita como a forma como gerimos, controlamos e
direcionamos as nossas emoções e como lidamos com as emoções dos outros.
Pessoas que possuem alta inteligência emocional tendem a ser mais flexíveis,
confiantes e assertivas.
Estas características podem ser bem valiosas para um candidato a uma vaga de
emprego, porém nem sempre as pessoas conseguem demonstra-las com facilidade
em um processo seletivo, em função do nervosismo. Em situações como entrevistas,
pode ser que a inteligência emocional seja ofuscada pela ansiedade, o que pode
ocasionar na perda de um potencial talento, por exemplo. Portanto, é crucial que o
recrutador consiga extrair informações importantes do candidato.
Felizmente, existem maneiras de conseguir revelar a inteligência emocional de um
candidato e descobrir se ele tem ou não as características que você busca.

Perguntas que podem ajudar o entrevistador a identificar inteligência emocional.
Em uma entrevista, fazer as perguntas certas pode fazer a diferença para que o
recrutador perceba a inteligência emocional de um candidato. Veja abaixo alguns
exemplos:
Fale-me sobre de uma situação desagradável que tenha ocorrido em seu
trabalho e como você lidou com ela;
Alguma vez você precisou pedir ajuda para conseguir concluir uma tarefa?
Conte-me como foi e como se sentiu;
Você já teve que lidar com uma pessoa difícil no trabalho? O que fez para
construir uma relação com esta pessoa? Como se saiu?
Em sua opinião, quais seriam os valores da empresa ideal para se trabalhar?
Que características pessoais inspiram você?
As respostas do candidato podem dar ao entrevistador uma ideia do nível de
autoconhecimento do candidato, dos seus valores e padrões comportamentais.
Ainda que as habilidades técnicas sejam essenciais para o bom desempenho de um
colaborador, é preciso que gestores tenham em mente o poder da inteligência
emocional para o crescimento profissional. As empresas que valorizam também a
inteligência emocional conseguem o equilíbrio entre emoção e razão e percebem que
os sentimentos e habilidades humanas também são alavancas para o bom
desempenho da empresa.
Por Aparecida Silva - Sócia Fundadora Estação4 Consultoria em RH.
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