A saúde mental dos colaboradores já era um assunto em pauta antes da pandemia, existia um movimento das empresas em olhar com maior atenção para esse contexto. No momento atual, o tema ganhou destaque, principalmente nesse último bimestre de 2020. O novo corona vírus chegou de forma intensa e tem desconstruído muitos temas a nossa volta. Novas formas de agir e pensar tem sido formadas e mudanças bruscas no nosso estilo de vida pessoal e profissional tem nos sido impostas.
Como as empresas podem lidar com tudo isso? Como apoiar os colaboradores para ter o enfrentamento necessário diante de todas essas adversidades ocasionadas pelo novo corona vírus?
É de conhecimento público que as mudanças, perdas, lutos, independentes de que área sejam oriundas, causam estresse, insegurança, medo, frustração, enfim, sofrimento.
As empresas podem e devem atuar como agentes que proporcionam ferramentas para apoiar seus times de trabalho a lidar melhor com a revolução que estamos vivendo, assim, todos poderemos sair dessa situação da melhor maneira possível. Vale lembrar que, a boa gestão das emoções e/ou profissionais emocionalmente saudáveis geram maiores níveis de produtividade, inovação, redução do absenteísmo e do presenteísmo.
Algumas organizações vêm investindo em ações de promoção à saúde emocional dos colaboradores, cada uma adapta de acordo com sua realidade e os exemplos são úteis como inspiração para o desenvolvimento de outros programas.
Segundo uma pesquisa da Mercer Marsh realizada em 2019, as ações mais ofertadas pelas empresas são: massagem, sala de descompressão, apoio ao colaborador, meditação e atendimento psicológico no trabalho.
Sodexo Brasil: possui uma linha telefônica para qual empregados e familiares diretos podem ligar para obter aconselhamento psicológico, financeiro e jurídico.
Unilever: A companhia tem como base a plataforma wellbeing, que engloba saúde mental, física, emocional e de propósito.Para isso, a empresa oferece vantagens como horário flexível, possibilidade de trabalho remoto, plataforma digital com dicas e orientação, e acesso a academias. Os colaboradores contam também com o Bio Feedback, um programa para gerenciamento de transtornos de estresse e ansiedade. O tratamento inclui a identificação dos gatilhos geradores dos distúrbios e técnicas para combatê-los.
Nubank: A empresa oferece a seus funcionários e dependentes o NuCare, que inclui assistência psicológica, financeira e jurídica 24 horas, todos os dias. Além disso, conta com ambulatório apto para atender e tratar assuntos como depressão e ansiedade.
O investimento em saúde mental traz muitos benefícios para a empresa e para os profissionais:
· Promove a autopercepção;
· Desenvolve habilidades ligadas aos relacionamentos sociais;
· Melhoria na gestão de situações de estresse;
· Melhoria na capacidade de foco e produtividade;
· Maior flexibilidade para aprender e se adaptar às mudanças;
· Melhor percepção das situações para a tomada de decisão;
· Desenvolve melhor capacidade de se relacionar com empatia;
· Desenvolve a escuta e fala ativa;
· Mais autoconfiança e autoestima;
· Proporcionar consciência de um funcionamento emocional saudável;
· Maior equilíbrio entre trabalho e lazer, descanso e atividade.
Algumas empresas terceirizam programas de saúde emocional, em sua maioria, são desenvolvidos por consultorias de Recursos de Humanos e possuem como foco atuar no desenvolvimento das premissas básicas da inteligência emocional.
A consultoria de RH Estação4 atua com um programa de saúde emocional, o #EmotionalCare, ele tem como escopo fornecer suporte para o processo de aprendizado do gerenciamento do estresse e fortalecimento da saúde emocional dos colaboradores. O programa é composto da seguinte proposta:
- Diagnóstico situacional da organização (nível de estresse, ansiedade, depressão);
- Aplicação de ferramentas de autoconhecimento;
- Palestras para cada um dos pilares da inteligência emocional;
- Mindfulness;
- Atendimento psicológico para os colaboradores participantes do programa;
- Relatório comparativo da evolução do programa: diagnóstico inicial x diagnóstico final.
- Workshops de conscientização
- O #EmotionalCare é conduzido por um time de psicólogas(os)
*O programa é aplicado no formato online e possui a duração de 3 meses.
Para conhecer mais sobre o programa de saúde emocional da Estação4, clique e aqui.
Comments