Em linhas gerais, terceirização significa a transferência das atividades e responsabilidades de uma determinada área da empresa para uma outra empresa especializada naquele tema. A terceirização de atividades de RH não é uma novidade, mas em geral, tais atividades costumam estar relacionadas às atribuições do antigo “departamento pessoal”. Ou seja, atividades consideradas mais burocráticas e menos estratégicas, tais como folha de pagamento e rotinas de admissão de funcionários.
No entanto, a terceirização do RH pode também abranger demandas estratégicas. Empresas especializadas podem se dedicar a análises muito mais amplas em torno de questões relacionadas a gestão de pessoas. A terceirização do RH estratégico pode envolver uma assessoria completa, desde a divulgação de vagas até o aprimoramento do profissional dentro da própria empresa.
Vejamos alguns exemplos de atividades que podem ser desempenhadas por consultorias especializadas em RH*:
Auditoria de Recursos Humanos
A auditoria de Recursos Humanos é uma análise aprofundada tanto sobre as rotinas da área para prevenir demandas judiciais quanto à qualidade dos serviços prestados. Esta deve ser realizada por um profissional qualificado e capaz de encontrar as eventuais irregularidades e focos de melhoria e indicar ações que a empresa pode desenvolver. A auditoria de Recursos Humanos pode abranger entre outros aspectos:
· Políticas de recrutamento e seleção e cargos e salários;
· Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
· Avaliação de desempenho;
· Segurança do trabalho;
· Aplicação da legislação e normas trabalhistas.
Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho dos colaboradores é extremamente importante para alinhar o potencial dos profissionais aos objetivos da empresa. Tende a ser um processo complexo que demanda tempo e recursos e por esta razão pode ser mais apropriado terceirizá-lo. Além de desafogar a área de RH, a contratação de uma consultoria especializada possibilita uma análise mais profunda, assertiva e sem envolvimento pessoal, gerando assim uma percepção de maior confiabilidade entre os funcionários.
Gestão do clima organizacional
Como mostramos em nosso artigo “A importância de manter um bom clima organizacional”**, manter um bom clima organizacional deve estar entre as prioridades da empresa. Para tanto, é preciso levantar informações precisas sobre o clima da empresa através de uma pesquisa e após analisar seus resultados, definir e implementar um plano de ação. Aqui, mais uma vez, a isenção dos profissionais responsáveis pela condução deste processo é bem-vinda, fazendo com que a escolha de uma empresa experiente, com uma metodologia comprovada seja recomendada.
Mediação de conflitos
Em um ambiente corporativo, a existência de conflitos não é incomum. Em princípio, opiniões divergentes não devem ser desencorajadas, já que podem provocar discussões válidas para a empresa. Porém quando ocorre o agravamento destas divergências, chegando-se à hostilidade, os conflitos se tornam destrutivos.
Sendo assim, é preciso saber administrar essas questões a fim de evitar crises internas. Esse trabalho deve contar com a avaliação dos comportamentos dos indivíduos e os impactos no ambiente da empresa. Além disso, é preciso ouvir todos os lados envolvidos em um conflito e buscar a mediação. O responsável por mediar os conflitos deve ser totalmente imparcial e focar nos interesses dos envolvidos — e não em suas posições pessoais e profissionais.
Estes são apenas alguns exemplos que mostram que a terceirização de atividades estratégicas de RH pode ser muito válida para sua empresa. A Estação 4 tem uma equipe altamente capacitada e experiente com que você pode contar.
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