top of page
Buscar

Terceirização do RH para Consultorias Especializadas

Atualizado: 14 de out. de 2020

Em linhas gerais, terceirização significa a transferência das atividades e responsabilidades de uma determinada área da empresa para uma outra empresa especializada naquele tema. A terceirização de atividades de RH não é uma novidade, mas em geral, tais atividades costumam estar relacionadas às atribuições do antigo “departamento pessoal”. Ou seja, atividades consideradas mais burocráticas e menos estratégicas, tais como folha de pagamento e rotinas de admissão de funcionários.


No entanto, a terceirização do RH pode também abranger demandas estratégicas. Empresas especializadas podem se dedicar a análises muito mais amplas em torno de questões relacionadas a gestão de pessoas. A terceirização do RH estratégico pode envolver uma assessoria completa, desde a divulgação de vagas até o aprimoramento do profissional dentro da própria empresa.


Vejamos alguns exemplos de atividades que podem ser desempenhadas por consultorias especializadas em RH*:


Auditoria de Recursos Humanos

A auditoria de Recursos Humanos é uma análise aprofundada tanto sobre as rotinas da área para prevenir demandas judiciais quanto à qualidade dos serviços prestados. Esta deve ser realizada por um profissional qualificado e capaz de encontrar as eventuais irregularidades e focos de melhoria e indicar ações que a empresa pode desenvolver. A auditoria de Recursos Humanos pode abranger entre outros aspectos:


· Políticas de recrutamento e seleção e cargos e salários;

· Treinamento e desenvolvimento de pessoas;

· Avaliação de desempenho;

· Segurança do trabalho;

· Aplicação da legislação e normas trabalhistas.


Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho dos colaboradores é extremamente importante para alinhar o potencial dos profissionais aos objetivos da empresa. Tende a ser um processo complexo que demanda tempo e recursos e por esta razão pode ser mais apropriado terceirizá-lo. Além de desafogar a área de RH, a contratação de uma consultoria especializada possibilita uma análise mais profunda, assertiva e sem envolvimento pessoal, gerando assim uma percepção de maior confiabilidade entre os funcionários.


Gestão do clima organizacional

Como mostramos em nosso artigo “A importância de manter um bom clima organizacional”**, manter um bom clima organizacional deve estar entre as prioridades da empresa. Para tanto, é preciso levantar informações precisas sobre o clima da empresa através de uma pesquisa e após analisar seus resultados, definir e implementar um plano de ação. Aqui, mais uma vez, a isenção dos profissionais responsáveis pela condução deste processo é bem-vinda, fazendo com que a escolha de uma empresa experiente, com uma metodologia comprovada seja recomendada.


Mediação de conflitos

Em um ambiente corporativo, a existência de conflitos não é incomum. Em princípio, opiniões divergentes não devem ser desencorajadas, já que podem provocar discussões válidas para a empresa. Porém quando ocorre o agravamento destas divergências, chegando-se à hostilidade, os conflitos se tornam destrutivos.

Sendo assim, é preciso saber administrar essas questões a fim de evitar crises internas. Esse trabalho deve contar com a avaliação dos comportamentos dos indivíduos e os impactos no ambiente da empresa. Além disso, é preciso ouvir todos os lados envolvidos em um conflito e buscar a mediação. O responsável por mediar os conflitos deve ser totalmente imparcial e focar nos interesses dos envolvidos — e não em suas posições pessoais e profissionais.


Estes são apenas alguns exemplos que mostram que a terceirização de atividades estratégicas de RH pode ser muito válida para sua empresa. A Estação 4 tem uma equipe altamente capacitada e experiente com que você pode contar.


Fale conosco! :)




Imagem Freepik


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page