top of page
Buscar

Você sabe o que é Intraempreendedorismo?

Muito se ouve falar a respeito de empreendedorismo, que é por definição, a ação que os empreendedores utilizam para identificar uma oportunidade e reunir os recursos necessários para transformá-la em um negócio lucrativo. Ainda dentro desse contexto, as organizações podem naturalmente perder ou reduzir, ao longo do tempo, seu potencial empreendedor, isso porque a capacidade de inovação, criatividade, iniciativa, planejamento entre outras características consideradas essenciais para qualquer empreendedor, já foram exploradas e tornam-se cada vez mais escassas. Mas e agora?

Na era em que vivemos, sabemos que a mudança é um processo constante e que as empresas que não estão dispostas e aptas a mudar e inovar, tendem a se tornarem cada vez menos competitiva.

A partir desse cenário, é possível afirmar que nasceu uma nova modalidade de empreender: O intraempreendedorismo, que nada mais é que o empreendedorismo praticado pelos funcionários no âmbito de suas próprias organizações. Muito além da “caixinha de sugestões”, aplicar esse conceito não é uma tarefa fácil, afinal, requer grandes mudanças na cultura organizacional e sabemos o quão complexo isso pode ser.

O colaborador que exerce esse papel, é hoje, um dos recursos mais valiosos que as empresas possuem, pois são eles que contribuem com ideias concretas, passíveis de serem transformadas em grandes negócios. Por isso, é necessário que as empresas tenham em mente que a gestão desses talentos é algo fundamental para reduzir consideravelmente o risco de perdê-los para o mercado.


Uma liderança que consiga olhar com mais atenção e enxergar o potencial desses colaboradores, e que trabalhe fortemente com o reconhecimento, o sentimento de pertencer e principalmente a motivação deles, certamente irá desfrutar de grandes oportunidades para alavancar o futuro de suas empresas, portanto, você gestor, dedique seu tempo a eles! E se você é um funcionário com perfil empreendedor, converse com seus superiores, exponha suas ideias, coloque-as em prática e mostre que você é um diferencial!


Se você tem interesse em conhecer mais sobre desenvolvimento de lideranças e intraempreendedorismo para sua empresa e não sabe por onde começar, entre em contato conosco e vamos te ajudar.


Por Arianne Gatto.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page